Stress - Tratamento

21 de agosto de 2010



Para se evitar esse mal, a prevenção é a melhor forma, pois ela ajuda a manter uma vida física e mental mais saudável. Mas, uma vez instalado, é necessário o tratamento com ansiolíticos e antidepressivos, psicoterapia e um bom descanso. Se percebido no início, ou seja, no baixo estresse, o tramento pode ser rápido, com ajuda especializada.

Reconhecer os próprios limites; organizar as atividades a curto, médio e longo prazo; compartilhar o problema com alguém confiável; buscar uma atividade de lazer, boa alimentação e noite bem dormida; manter uma atividade física mínima, como, uma caminhada; são algumas formas de prevenção e tratamento.

Ajuda Bíblica

"A esperança adiada faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore da vida" - Provérbios 13.12. Fé e esperança fazem bem ao cérebro. O estado de êxtase provocado pela fé provoca uma descarga de hormônios, que levam ao bem-estar. Uma fé profunda e certa em Deus, traz a saúde incontestável da alma.

"O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos" - Provérbios 17.22. Rir, relaxar e divertir aumentam o poder do sistema imunológico. Quando se percebe que se pode viver segundo o que se pensa e quer, e não apenas para agradar as pessoas, a princípio o indivíduo terá dificuldades, mas depois, verá que vale à pena e o estresse será menor, dado que é impossível viver sem ele no nosso tempo. Se você buscar a Deus, certamente, "Ele ainda encherá de riso a tua boca, e os teus lábios de alegria" 8.21.

Portanto, o melhor meio de se evitar o estresse é buscar viver uma vida "light" e viver bem consigo mesmo. Veja as considerações a seguir:

Jesus, o Mestre dos mestres, o Médico dos médicos, tem uma boa receita para o estresse. Ele recomenda: "... Portanto, não andeis ansiosos, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?... De certo vosso Pai Celestial sabe que necessitais de todas elas ... Mas buscai, primeiramente, o Reino de Deus e a sua justiça e, todas as outras coisas vos serão acrescentadas" Mateus 6.25-34

O apóstolo Paulo, ao reafirmar as palavras do mestre, acrescenta: "Não andeis ansiosos de coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus, e, a paz de Deus, que excede a todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus" - Filipenses 4.6-7.

O apóstolo Pedro complementa: "...Lançando sobre Ele (Deus) a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós" - 1 Pedro 5.7.

Jesus, o Médico dos Médicos, tem a fórmula, tanto para a cura quanto para a prevenção do estresse. Ele pode estar com você durante todos os dias difíceis de sofrimento e de tratamento. Vale à pena experimentar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Para comentar você pode usar:
- Sua conta do Google (Gmail, Orkut, Blogger e etc.);
- A opção com (Nome e Url) que é obrigatório o nome e opcional a url ou e-mail.

Obs.: Porém não serão aprovados os comentários anônimos, se você deseja manifestar sua opinião é necessário que mostre quem é você e que você possa arcar com as consequências daquilo que você diz. Saiba que difamação na internet é crime também.

Equipe BoleTeen