UM REMÉDIO PARA O ESTRESSE

21 de agosto de 2010

Todo mundo já ouviu essa palavra: Estresse. Ela é a justificativa para tantas coisas na vida. Bem,mas não nos parece que – de uma forma ou de outra, todos estão ou em breve estarão estressados??

ESTRESSE é definido por um conjunto de perturbações do organismo em resposta às agressões do ambiente, na tentativa de gerar um processo de adaptação a esses estímulos. Segundo estudos médicos, o ESTRESSE é desencadeado pelo cérebro ao estimular a secreção de corticóides e adrenalina pela glândula suprarenal. Depois, vem uma atividade generalizada, não específica, física e psíquica, favorável à defesa do organismo. Os estados de estresses prolongados ou intensos, provocam diversas desordens como : ansiedade, fadiga, úlcera gástrica, angina do peito, eczema, etc.
A coisa é mais ou menos aquela tensão em todo seu corpo, quando sem aviso, ao dobrar a esquina, você começa a ser perseguido por um cachorro bravo, que conseguiu se soltar da corrente. Todo seu organismo se mobiliza para fugir daquele ataque: o coração dispara, adrenalina no pico, respiração ofegante, “sebo” nas canelas... e depois tudo se normaliza. Mas imagine se esta ocorrência se repete l0 vezes ao dia, em todos os dias do mês?
A vida moderna e principalmente nas grandes cidades se tornou fonte permanente de estresse: trânsito caótico, barulho intenso, tarefas acumuladas e a sensação de tempo insuficiente para cumpri-las;competição intensa, dívidas, prestações a pagar, pressão por sucesso, poder, status;cansaço físico, doença, perdas, tragédias na família, acidentes, cobrança constante dos pais, dos filhos, do cônjuge, do patrão, do empregado, dos professores, etc. etc. Poderíamos enumerar com facilidade, um enorme número de acontecimentos e circunstâncias que contribuem para nos deixar em um quase permanente estado de alerta máximo.
O que fazer para controlar e vencer o ESTRESSE? Comprometidos com a fé cristã, nossas RESPOSTAS devem vir da Eterna Palavra de Deus. No famoso Sermão da Montanha, o Senhor Jesus nos desafia a um estilo de vida que se constitui numa verdadeira contracultura ao estilo e valores da sociedade mundana. Depois de ensinar sobre a prática do amor, da justiça e da misericórdia, Ele contrapõe a luz e as trevas, o verdadeiro tesouro, as duas estradas (caminho largo x caminho estreito), os dois senhores (Deus x riquezas) e os dois fundamentos (alicerce sobre a areia x alicerce sobre a rocha). E acrescenta o precioso ensinamento: “ Por isso vos digo, não andeis ansiosos pela vossa vida...não é a vida mais que o alimento e o corpo mais que as vestes?” (Mt 6:25). Ele nos conduz a uma plena e firme confiança no Criador Eterno, aquele que alimenta os pardais e veste os lírios do campo. Nos desafia a orar e a viver com simplicidade e gratidão.
A história de Paulo de Tarso, contada no livro de Atos dos Apóstolos e nas cartas que ele escreveu no Novo Testamento, nos revelam o homem que mais teve motivos e viveu situações de ESTRESSE ao extremo. Leia a sua segunda carta aos Coríntios com atenção e você verá o que é sofrer angústia, privação, tribulação. Porém, em sua fé inabalável, oração humilde, alegria triunfante e incondicional submissão a Jesus, nos brinda com declarações assim: “Todas as coisas posso nAquele que me fortalece...Alegrai-vos sempre no Senhor, Em tudo daí graças, Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a Fé”. Paulo se esforçava para servir aos outros, para tornar Cristo conhecido do mundo perdido. Ele sabia e vivia a verdade de que o corpo vale mais que as roupas e a vida é mais importante que os títulos universitários, o carro, a mansão, a vaidade e a ambição desmedidas;
Cada um de nós tem a preciosa liberdade de escolher como vamos viver. E a que Senhor nós vamos servir. Esta opção fará toda a diferença entre viver estressado ou viver de maneira que valha a pena. Escolhamos bem, debaixo da graça de Cristo.


Rodinon Botelho dos Santos
Igreja Presbiteriana da Paz
Montes Claros - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Para comentar você pode usar:
- Sua conta do Google (Gmail, Orkut, Blogger e etc.);
- A opção com (Nome e Url) que é obrigatório o nome e opcional a url ou e-mail.

Obs.: Porém não serão aprovados os comentários anônimos, se você deseja manifestar sua opinião é necessário que mostre quem é você e que você possa arcar com as consequências daquilo que você diz. Saiba que difamação na internet é crime também.

Equipe BoleTeen