Obedecer e Crê

17 de janeiro de 2011



Existe a possibilidade de crer sem obedecer? Digo, de se proclamar uma fé em Cristo que não seja baseada e demonstrada pelo “seguir Jesus”? Ainda não encontrei naquilo que li a respeito de Bonhoeffer uma frase que seria de sua autoria: “o obediente crê”. Mesmo que não seja dele, faz sentido com aquilo que ele escreveu.

É muito emblemático o convite que Jesus fez a alguns de seus discípulos: segue-me. Ele não disse: creia em mim. Ele não fez um exposição com conteúdo teológico e pediu que aquelas pessoas aderissem ao que ele pregava. Ele não os evangelizou. Ele os convidou a obedecer.

Para Bonhoeffer, não existe fé que se manifeste fora da obediência. Não existe a possibilidade de seguir Jesus senão por meio da obediência a sua vontade. E sua vontade está muito longe da obediência a códigos morais – formais ou informais – criados a todo momento nas comunidades religiosas. Sua vontade está centrada em servir ao próximo.

Quem não serve ao próximo, na verdade não creu.
 
Fonte: IS2JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Para comentar você pode usar:
- Sua conta do Google (Gmail, Orkut, Blogger e etc.);
- A opção com (Nome e Url) que é obrigatório o nome e opcional a url ou e-mail.

Obs.: Porém não serão aprovados os comentários anônimos, se você deseja manifestar sua opinião é necessário que mostre quem é você e que você possa arcar com as consequências daquilo que você diz. Saiba que difamação na internet é crime também.

Equipe BoleTeen