VOCÊ PODE TER UMA VIDA EXCELENTE

1 de setembro de 2010

A mediocridade tem sido uma característica da vida humana nos tempos atuais. Medíocre é aquilo que é sem destaque, comum, ordinário, vulgar. Pelo contrário, Excelente, é aquilo que vai além, excede, é muito bom.

Nós, seres humanos, temos uma vocação divina. Este é o ensino da Eterna Palavra de Deus. Somos chamados a viver uma vida excelente. O Deus eterno, revelado na Bíblia, é um Deus excelente. A criação inteira demonstra esta verdade. A terra está cheia da riqueza e da variedade das excelentes obras do Criador. No livro de Gênesis, várias vezes é repetida a expressão: “e viu Deus que era bom”.

Como podemos viver uma vida excelente? Há 8 qualidades para a EXCELÊNCIA naquilo que nós fazemos. A primeira é ATITUDE e significa a postura assumida, a ousadia de inovar, de ser diferente, de aspirar e buscar o que é melhor. A segunda é CONVICÇÃO, que diz respeito a uma certeza pessoal, quando acreditamos no que fazemos sem nos deixar abalar pelo que os outros dizem. Em terceiro lugar vem o CHAMADO – que diz respeito ao sentimento de vocação, que nos dá a direção, a percepção de que nascemos e vivemos para fazer aquilo. Depois vem HABILIDADE – que é o saber fazer, ser treinado e habilitado para aquela obra. Em quinto lugar vem o COMPROMISSO, que nos prende a uma causa, nos leva a querer e a não desistir. Em sexto, vem o CARÁTER, aquilo que marca quem somos, nos faz dignos de confiança. As duas últimas qualidades para a excelência, são a HUMILDADE, que diz respeito à consciência de nossas limitações, nos faz ser pessoas ensináveis, e a FÉ, que nos remete a uma dependência, confiança e total submissão a Jesus Cristo.

Platão afirmou que há 3 tipos de homens: 1) OS QUE BUSCAM O LUCRO – são pessoas absolutamente interessadas no que podem receber e nunca no que podem dar. O critério de todas as suas ações é levar vantagem, sair ganhando, ainda que em prejuízo dos outros; 2 – OS QUE BUSCAM A FAMA – estes querem fazer qualquer coisa para receber honra e glória , poder e reconhecimento. Nunca percebem a mediocridade desta atitude, mudam como camaleões, dão tudo pelo poder e já não sabem o que é caráter e integridade pessoal; 3 – OS QUE BUSCAM A SABEDORIA – estes são candidatos a uma vida excelente. A Bíblia nos ensina que SABEDORIA é ver a vida do ponto de vista de Deus, valorizando o que ele dignifica e vivendo para servir.

Também nos tornamos EXCELENTES quando tomamos ATITUDES perante as circunstâncias. Aqui também, podemos enumerar 3 tipos de pessoas: 1 – HÁ AQUELES QUE NÃO SABEM O QUE ESTÁ ACONTECENDO – nunca se importam, com o mundo à sua volta. Têm uma visão estreita e reducionista; 2 – HÁ OS QUE SABEM O QUE ESTÁ ACONTECENDO E APENAS OBSERVAM – não querem se envolver, não se dispõem a correr riscos, tem preguiça de fazer alguma coisa; 3 – OS QUE SABEM O QUE ESTÁ ACONTECENDO E FAZEM O QUE DEVE SER FEITO- estes tem interesse verdadeiro pelas pessoas, exercitam a fé e a obediência a Deus, tocam e mudam o mundo na sua própria geração.

Cristo nos convida a viver uma vida excelente. Somos convocados a pensar, crer, orar e atuar em favor de um mundo melhor. Precisamos se r agentes de transformação, denunciando a mentira, a exploração, a maldade e a injustiça desse sistema corrupto e dos homens que apenas buscam fama e poder.

Pr Rodinon botelho dos santos
Igreja Presbiteriana da Paz

Um comentário:

  1. Eu já ouvi esta pregação do Pr. Muito abençoadora..
    Blog bombando hein, pessoal!!!

    ResponderExcluir

Atenção:
Para comentar você pode usar:
- Sua conta do Google (Gmail, Orkut, Blogger e etc.);
- A opção com (Nome e Url) que é obrigatório o nome e opcional a url ou e-mail.

Obs.: Porém não serão aprovados os comentários anônimos, se você deseja manifestar sua opinião é necessário que mostre quem é você e que você possa arcar com as consequências daquilo que você diz. Saiba que difamação na internet é crime também.

Equipe BoleTeen