Dois Rapazes que se Deram mal

14 de fevereiro de 2011


DOIS RAPAZES QUE SE DERAM MUITO MAL

Billy se deu mal, se deu mal
Billy tirou onda e se deu mal
No bairro onde eu moro, Billy era o tal
Ele era perverso, maltratava demais
ele andava sempre com dois pistolão
Calibre 38, um em cada mão
Ele era malhado, ele era bombadão
batia nas crianças, em velhinhas, tanto faz
Não considerava seus próprios pais
foi quando, de repente, o pobre Billy se deu mal
Billy tirou onda e se deu mal

Esta letra do compositor Roberto Isaacs, nos faz lembrar a história bíblica de dois rapazes, que se deram muito mal. Um deles se chamava HOFNI e o outro FINÉIAS. Foi no tempo final dos juízes do povo de Israel. Eles eram filhos do sacerdote que se chama Eli. Eles eram de uma família muito especial, separada para servir ao povo em nome de Deus. Eles tinham privilégios preciosos, pois recebiam as ofertas do povo e podiam comer delas depois de cumprirem as obrigações sacerdotais. Tiveram escola, instrução diferenciada para o trabalho que deveriam fazer, mas não deram qualquer importância. Porque e como se deram tão mal? O que podemos aprender com a história deles, depois de tanto tempo?

1 – ELES NÃO OUVIAM OS SEUS PAIS – em 1 Samuel 2:25 está escrito que o pai os advertiu sobre o erro que praticavam e as terríveis conseqüências que viriam. Eles não quiseram escutar. Quantas pessoas se dão mal na vida por esta dura atitude? Você tem ouvido o que seus pais lhe tem falado, alertado ?

2 – ELES DESPREZAVAM AS COISAS SANTAS – I Sm 2:17 deixa claro a atitude destes rapazes para com o culto, as ofertas, o serviço de Deus, do qual estavam encarregados. Começaram a tomar à força a carne do sacrifício, para fazerem festas. Como você trata as coisas sagradas? Qual a sua postura e atitude quando vai prestar culto a Deus? Onde está a sua atenção? No namorado(a), no celular? Nos garotos e garotas? Que valor você dá à sua Bíblia, aos sacramentos da Palavra de Deus, da Ceia do Senhor e do Batismo cristão?

3 – ELES NÃO SE IMPORTAVAM COM O SENHOR – I Sm 2:12 – pobre destes rapazes, belos, vigorosos, cheios de vida e orgulho da sua juventude e de repente “se acharam” tão bons que já se consideravam fora do alcance do Deus vivo. Como você está vivendo ? está cercado(a) d gente que te bajula, que te acha lindo(a)? vive de festa em festa, de onda em onda, sem nunca se lembrar de Deus e de Sua Palavra? Você é do grupo que zomba e grita, comamos e bebamos, a vida é o prazer?

4 – ELES PRATICAVAM IMORALIDADE Á PORTA DA IGREJA – I Sm 2:22 – eles seduziam as mulheres que vinham para servir no Lugar de Adoração e ali se deitavam com elas. E o texto nos diz que Finéias era casado, a esposa estava esperando um bebê; Que leviandade , que ousadia no pecado. Como está sua vida quanto à santidade do corpo. Que tipo de valor você tem dado ao seu casamento ? Você tem-se lembrado que o Eterno Deus, SABE E SONDA TODAS AS COISAS?

Então, eles se deram muito mal. Veio uma palavra pesada de juízo de Deus. Sobrou para o pai destes rapazes, porque não os advertiu e puniu com severidade. O julgamento foi terrível e afetou as futuras gerações destas famílias (ver I Sm 2:31-36). Eles foram mortos pelas mãos dos Filisteus, inimigos de Israel, quando a notícia chegou, seu velho pai, tremendo pela ousadia e pecado dos filhos que levaram a Arca de Deus para a guerra, sem autorização do Senhor, caiu da cadeira prá trás, quebrou o pescoço e morreu. A esposa grávida, espanta-se co m a notícia da morte do marido e do sogro, tem o filho prematuramente, em dor e agonia. Que tragédia familiar com impacto em todo o povo de Deus, pois o menino recebeu o nome Icabô – a glória se foi!

Eles se deram muito mal, porém diz a Palavra de Deus que ainda estarão diante do tribunal de Cristo. Queridos meninos e meninas, moços e moças, não podemos nos esquecer desta verdade:
ALEGRA-TE JOVEM NA TUA MOCIDADE E RECREIE-SE O TEU CORAÇÃO NOS DIAS DA TUA JUVENTUDE; ANDA PELOS CAMINHOS QUE SATISFAZEM AO TEU CORAÇÃO E AGRADAM ASOS TEUS OLHOS, SABE PORÉM QUE DE TODAS ESTAS COISAS DEUS TE PEDIRÁ CONTAS
Eclesiastes 11:9.

Pr. Rodinon

Um comentário:

Atenção:
Para comentar você pode usar:
- Sua conta do Google (Gmail, Orkut, Blogger e etc.);
- A opção com (Nome e Url) que é obrigatório o nome e opcional a url ou e-mail.

Obs.: Porém não serão aprovados os comentários anônimos, se você deseja manifestar sua opinião é necessário que mostre quem é você e que você possa arcar com as consequências daquilo que você diz. Saiba que difamação na internet é crime também.

Equipe BoleTeen