Aprender a Obedecer!

11 de dezembro de 2010


Em muitos momentos em nossas vidas, ou melhor dizendo, praticamente todos os dias de nossas vidas, temos alguns segundos para decidir qual será nossa atitude: obedecer ou ignorar o ensinamento. Não estou falando somente de decisões importantes que podem mudar todo o curso de nossa história. Refiro-me aqui a pequenas atitudes casuais, que na maoiria das vezes parecem insignificantes, mas que se transformam em pecado de omissão quando fingimos (a nós mesmos) que ainda não aprendemos a lição. Dentro disso a primeira lição que devemos aprender é que tudo quanto omitimos, só omitimos para nós mesmos, pois o nosso Deus tudo sabe, tudo ouve, tudo vê. Podemos enganar a nós mesmos, mas nunca ao nosso Pai. Como diz uma música de Salomão do Reggae: "Não tenha mais vergonha de falar o que eu vi". Não importa o que seja! Se aconteceu, ou mesmo, se ainda vai acontecer, o SENHOR já sabe!

As vezes só percebemos o lado humano de tomar a decisão correta. O que torna a santidade um fardo, e não um privilégio. Esquecemos que ao obedecer estamos subindo um degrau que até aquele instante (e quem sabe há anos) ainda não havíamos conseguido subir. Estamos cumprindo com o ensinamento de que "não vivo eu, mas Cristo vive em mim". Estamos nos livrando de um peso! Virando uma página do nosso livro, para a próxima lição. Isto é: só é possível obedecer com prazer quando se quer subir o degrau, virar a pagina, ou sendo mais claro, crescer espiritualmente.

A desobediência em pequenas atitudes as vezes nos faz atrasar ou repetir muitas coisas em nossas vidas, pois ela indica que ainda não aprendemos a lição. Uma das metodologias que o SENHOR utiliza para nos ensinar a lição é fazer com que a pratiquemos repetidas vezes, até aprendermos. Se a tarefa é chata ou pesada, o meu conselho é concluí-la "de primeira", pois ter que repeti-la pode ser muito mais desgastante.

É tão bom quando conseguimos obedecer! Em pouco tempo percebemos a diferença que aquele pequeno ato de obediência fez em nossas vidas. É gratificante! Nos leva a santidade muito mais "rápido" do que qualquer sacrifício, pois nos tornamos livres de qualquer peso extra. Essas decisões rotineiras as vezes parecem pequenas e insignificantes, mas continuaremos a errar em nossas decisões se continuarmos tratando-as como pequenas e insignificantes. Devemos lembrar que pecado não tem tamanho. Como se diz no evangelismo explosivo: "Quantas pessoas é preciso matar para se tornar um assassino?".

A Palavra do SENHOR diz:

"Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito."    Lucas 16:10

Aprender a obedecer nas pequenas coisas é um grande passo para se tornar obediente em todas as coisas!

Hugo Nogueira
Caminha Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Para comentar você pode usar:
- Sua conta do Google (Gmail, Orkut, Blogger e etc.);
- A opção com (Nome e Url) que é obrigatório o nome e opcional a url ou e-mail.

Obs.: Porém não serão aprovados os comentários anônimos, se você deseja manifestar sua opinião é necessário que mostre quem é você e que você possa arcar com as consequências daquilo que você diz. Saiba que difamação na internet é crime também.

Equipe BoleTeen