TUDO É PASSAGEIRO... MENOS DUAS COISAS

2 de outubro de 2010



1º)- TUDO É PASSAGEIRO – E ESTA AFIRMAÇÃO VEM DE DEUS.
Passageiro, no substantivo é “pessoa que viaja num veículo...
Mas, como afirmado pela Equipe  Boleteen,  o que interessa aqui é o adjetivo, então:
Passageiro é aquilo que é transitório, aquilo que está de passagem, que não permanece, que muda de estado, que é de curta duração, aquilo que é êfemero... Pode-se dizer ainda que é aquilo que é de MENOR importância.
Jesus foi claro: passará o céu e a terra... (Mc 13:31a)
Moisés, inspirado pelo Espírito de Deus declarou: “... porque tudo passa rapidamente e nós voamos” Sl 90:10.
O Apóstolo “Pedrão” também descobriu isto: “Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor1 Pedro 1:24.
Poeticamente, o cantor PG traduziu muito bem esta realidade na música “quem sou eu”:
Eu sou como vento passageiro, que aparece e vai embora, como onda no oceano, assim como um vapor...”
O ESTADO “PASSAGEIRO” DE TODAS AS COISAS É UMA DETERMINAÇÃO DE DEUS.
“Quando as coisas correrem bem, fique contente; quando as dificuldades chegarem, lembre disto: é Deus quem manda tanto a felicidade como as dificuldades, e a gente nunca sabe o que vai acontecer amanhã.” (Eclesiastes 7:14 – Versão NTLH).
Este versículo claramente afirma que quem determinou que TUDO PASSARÁ foi o Senhor. Ele é quem controla tudo e permite todas as coisas com propósitos na vida de quem o ama.
FIQUE TRANQUILO: Acnes e Espinha passam... Paixões da mocidade... são passageiras.  O estresse quanto á prova... é passageiro. O exame vestibular... CALMA é passageiro, VOCÊ PASSARÁ. 
Aquela dorzinha de alguma perda... também é algo passageiro.
Mas sejamos maduros e reconheçamos que também as alegrias passarão em um determinado momento: O corpo sarado passará... As férias passarão... O feriadão passará... O tempo de estudante passará e chegará a hora de encarar a vida profissional, quando muitas vezes o salário passará durante o mês... A tranquilidade (pelo menos aparente ) da solteiriçe passará e um dia você subirá ao altar e... ficará AMARRADO para sempre, rsrsrsrsrs.
Esta é a realidade. E ponto final!
Por isto, não devemos jamais nos acomodar com o estado das coisas do presente. DEVEMOS NOS ALEGRAR COM AS ALEGRIAS PROPORCIONADAS POR DEUS A NÓS E NÃO DEVEMOS MORRER DE TANTO SOFRER por aquilo que passou, pois a definição é  transitório, algo de menor importância.
É verdade turma: Tudo neste mundo é transitório, tudo passa, mais dia, menos dia.
Ás vezes nos esquecemos disto, tanto nas bênçãos como nas provações.
Temos a tendência de olhar para o que é “passageiro”, transitório” e achar que VAI DURAR, que será assim a vida toda, e com base nesta interpretação equivocada, ÁS VEZES ACHAMOS que podemos descansar sossegados quando está tudo bem ou FICAMOS SOBREMODO ATRIBULADOS quando vem, ou quando se repete um sofrimento, por pensarmos que a vida só terá momentos de sofrimentos e tribulações.
Estes transtornos são desnecessários se entendermos a realidade que Deus revela em sua palavra.
Portanto, saber que tudo é passageiro é consolo para nós.
Também aprendemos em Eclesiastes 7:14 na versão RA, no final do versiculo que Deus não revelou a nós tudo o que acontecerá amanhã, porque, apesar de alegrarmos se soubéssemos que tal dia viriam muitas bençãos, NÓS SOFRERIAMOS antecipadamente e provavelmente perderíamos a alegria de hoje, se soubéssemos que tal dia e tal hora, começaria um sofrimento para nós.
VIVAMOS ENTÃO NA EXPECTIVA E NA ESPERANÇA DO QUE HÁ DE VIR... SEM TÉDIO, POIS TUDO PASSA.
Jesus incusive nos deu a receita para convivermos com a realidade do TUDO PASSA: “não andem ansiosos, inquietos pelo dia de amanhã. Amanhã trará seus próprios cuidados, basta a cada dia o seu mal. (Mt 6:34)

2º)- E AGORA: DUAS COISAS QUE NÃO PASSARÃO, TAMBÉM DETERMINADAS POR DEUS:
a)- UMA é A PALAVRA DE DEUS: lembra que Jesus disse: Passará o céu e a terra... (Marcos 13:31)? ELE COMPLETOU: ...porém as minhas palavras não passarão.
Tudo o que Deus determinou cumprirá FIELMENTE.

b)- A OUTRA é QUEM OBEDECE á PALAVRA DE DEUS:
Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente. (1 João 2:17).
Isto nos fala de salvação, de vida eterna, de um estado final de glória, após a ressureição e o juízo final, quando os impios serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre. COISA PERMANENTE, muito mais importante do que tudo deste mundo passageiro.
Às vezes o povo de Deus não compreende isto e acaba amando a Deus superficialmente, como exortado em Oséias 6:4 “Porque o vosso amor é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.”
SABENDO DISTO, AME A DEUS E NÃO DEIXE ESTE AMOR PASSAR. Obedeça tudo o que está determinado na por Deus Palavra, pois o prêmio será maior do que tudo que você possa receber neste mundo.

Pastor Roberto Wágner
Igreja Presbiteriana da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Para comentar você pode usar:
- Sua conta do Google (Gmail, Orkut, Blogger e etc.);
- A opção com (Nome e Url) que é obrigatório o nome e opcional a url ou e-mail.

Obs.: Porém não serão aprovados os comentários anônimos, se você deseja manifestar sua opinião é necessário que mostre quem é você e que você possa arcar com as consequências daquilo que você diz. Saiba que difamação na internet é crime também.

Equipe BoleTeen