As imagens publicitárias, por estarem inseridas em um contexto histórico, podem nos remeter à cultura da sociedade, e as suas representações podem ser encontradas no cotidiano dos indivíduos.
Indivíduos que escolhem se submeter, indivíduos que resistem, indivíduos que se alienam.
Que indivíduo é você?
É relevante para nós, conviver neste ambiente aprendendo como entender, interpretar e criticar os seus significados e suas imagens, resistindo a sua manipulação. Entretanto, o que nos instrui a bíblia quando diz “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...” (RM 12:2) por vezes é esquecido.
Em um tempo onde os corpos substituem os produtos, belezas são vendidas e sorrisos comprados, é de se espantar ao imaginar os próximos cinco anos que nos esperam.
Mas que indivíduo é você?
A televisão e a internet, por exemplo, que se constituem os dois maiores reinos de propagação de informações, tem demonstrado uma tendência para desvalorizar os corpos, sobretudo das mulheres, e para reduzir a própria dignidade do feminino. Isso é evidente.
Que indivíduo é você?
Somos consumidores dos prazeres midiáticos, somos espectadores dos espetáculos mundanos, somos um pedaço de pluma que se deixa levar, somos mais um, somos apenas um...
Que indivíduo somos nós?
“Se vós fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhei, por isso, o mundo vos odeia" (Jo 15.18,19).
Káren Francynne
Graduanda do curso de História – UNIMONTES
Montes Claros/ MG
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Equipe BoleTeen